Lucas Novais assina projeto da Casa dos Ventos
O arquiteto Lucas Novais, que assina o projeto da Casa dos Ventos, concedeu entrevista ao Tapis Rouge, onde falou sobre o conceito adotada para a montagem do espaço. A Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, foi uma das primeiras empresas a se instalar no BS Design, ainda em junho de 2019, três meses depois da inauguração do prédio. Leia trechos da entrevista.
Sobre o projeto:
“O projeto da Casa dos Ventos começa com uma peculiaridade: é um projeto de expansão de um escritório já implantado e projetado também pelo nosso escritório 1 ano e meio antes. Isso gerou um desafio ainda maior no que se refere a conexão física e estética dos dois projetos. O projeto de expansão lida com a necessidade de comportar ainda mais colaboradores e também três diretores, sempre dentro da mesma filosofia da empresa de não “hierarquizar” as estações de trabalho em salas fechadas ou particulares. O grande espaço central, onde se tem a melhor qualidade de iluminação natural, engloba todo staff, que por sua vez está conectado com uma recepção bem minimalista, prática e integrada. Esse projeto conta ainda com duas salas de reunião e uma copa, que, nessa expansão, virou protagonista, pois centraliza toda a demanda das duas salas, além de esteticamente se incorporar com a área de descompressão que liga os dois escritórios de uma maneira bem destacada e, porque não, descontraída.”
Lucas nos conta ainda sobre as principais inspirações do projeto da Casa dos Ventos:
“A Casa dos Ventos é uma empresa que cresce anualmente em ritmo acelerado desde o seu início. Nesse mesmo ritmo, a empresa também conta com níveis de padronização e formatação já incorporados nos seus escritórios. Alguns elementos básicos respeitam materiais e cores da empresa e da sua sede em São Paulo, porém, nos escritórios operacionais em Fortaleza, buscamos incorporar ainda mais o aspecto estético da tecnologia através de uma leitura minimalista branca, o que faz menção direta a um símbolo do trabalho da empresa: o gerador eólico. Tivemos a ideia também de incorporar elementos bem naturais para contrastar diretamente com essa pureza do branco, como a pedra hijau rústica e as texturas amadeiradas, fazendo a alusão dos componentes ligados a natureza.”
Presente nos principais projetos corporativos de Fortaleza e de todo o Ceará, o mobiliário escolhido pelo arquiteto tem a curadoria da DESCO Mobiliário Inteligente, nova marca da Desconexo Design, que já nasce com 10 anos de excelência em mobiliário corporativo, como menciona o projetista:
“O mobiliário corporativo foi escolhido na Desco por dois motivos resumidamente: o grande sucesso na entrega do primeiro escritório em 2019, e também oferta de produtos que incorporam todo o conceito do projeto. Empresas como a Casa dos Ventos procuram parceiros que pensam além do óbvio e buscam sempre soluções. Com certeza a Desco traz isso com si e contribui e continuará contribuindo muito com essa parceira com a Casa dos Ventos, renovada a pouco tempo para o terceiro projeto.”