BS DESIGN terá HUB de inovação
O BS Innovation, que funcionará em um espaço de 300 m2 no BS Design, chega como um novo HUB de Inovação para as startups do Ceará. O equipamento, que visa estimular o crescimento de negócios inovadores, foi estruturado em parceria entre a consultoria Gomes de Matos, BSPAR e a aceleradora Cordel Ventures.
Eduardo Gomes de Matos, um dos cofundadores da iniciativa, explica que o BS Innovation terá o objetivo de ligar os pontos entre as startups, os investidores anjo, as universidades e os mentores, para que se possa ter um processo que permita a formação de um conjunto de mantenedores.
Ele destaca que apesar de já terem acontecido diversas rodadas de investidores no Ceará, a percepção é de que os pontos não se encontram efetivamente ligados. “Fomos juntando pessoas que tinham a mesma linha de pensamento e apresentamos a ideia ao Beto Studart, presidente da BSPAR”.
Um entusiasta da inovação, que quando presidente da FIEC sempre sentiu a necessidade de interligar esses pontos da cadeia de inovação, o empresário Beto Studart aceitou compor a parceria, mas não somente como mantenedor, mas parceiro. Gomes de Matos destaca que a visão de Beto Studart vai na linha do que já existe em outros centros mais avançados, que já possuem hubs de inovação como impulsionadores do desenvolvimento.
Sócio da Gomes de Matos, Eduardo Hamdan destaca que o primeiro edital acontece em março e na primeira rodada de seleção serão escolhidas 10 startups. O programa de aceleração dura seis meses e a intenção é que sejam aceleradas 20 empresas por ano. Ele diz que as startups selecionadas não pagam nada pela aceleração, sendo o projeto custeado pelo aporte dos mantenedores.
Atualmente há sete empresas confirmadas como mantenedoras, que são, além da BSPAR, Grupo Cidade, CMM Engenharia, Mercadinhos São Luiz, Fortes Tecnologia, Solar Coca-Cola e São Carlos Medicina e Saúde. Os primeiros editais devem contemplar oito segmentos de negócios inovadores: Retaltech, Martech, Healthtech, Internet das Coisas, Construtech, Logtech, Fintech e Edutech.