
Câmara Chinesa debate possibilidades de negócios durante encontro no BS Design
A Câmara Chinesa de Comércio do Brasil realizou o evento ‘Panorama Brasil-China 2025: Oportunidades de negócios’. O encontro, sediado no BS Design, reuniu cerca de 60 participantes, entre empresários e profissionais do comércio internacional, em um ambiente de diálogo estratégico sobre as perspectivas da relação bilateral. A programação, realizada em parceria com a Comexjus, contemplou palestras e painéis de discussão sobre temas cruciais ao setor, como contratos internacionais, panorama econômico, câmbio e logística. A iniciativa contou ainda com o apoio de empresas como Summit Investimentos, Necton (do grupo BTG Pactual) e NT Cargo.
Vanessa Holanda, sócia da consultoria Comexjus, enfatizou a importância da segurança jurídica nas operações. “Expliquei a necessidade de importadores e exportadores formalizarem um contrato para diminuir prejuízos financeiros que podem surgir no comércio exterior, devido à falta de um documento bem elaborado”, afirma. Já Amanda D’Ávila, representante da Câmara Chinesa, apresentou dados de importação e exportação e destacou a relevância da compreensão cultural nos negócios. “A China tem um potencial gigantesco de negócios com o Brasil. É fundamental que o empresário brasileiro diversifique a pauta para se proteger dos desafios que podem acontecer”, ressalta.
O painel sobre transações financeiras foi conduzido por Saulo Barros, analista de câmbio do BTG Pactual, que detalhou a complexidade do tema. “Apresentamos como lidar com o câmbio no dia a dia. É uma transação financeira que exige o cumprimento de métricas e uma maior sofisticação, com documentos que precisam ser auditados pelo Banco Central”, explica. Encerrando o ciclo de debates, Gabriela Marcondes, CEO da NT Cargo, abordou a relevância estratégica da logística no contexto geopolítico atual. “Precisamos fomentar novas estratégias e parcerias, principalmente em um momento de crise geopolítica. O evento buscou estimular empresários a desenvolverem novos negócios com parceiros de confiança”, conclui.