Exportações no país crescem 36% no primeiro semestre
Com o início da retomada da economia mundial, as exportações brasileiras responderam positivamente no primeiro semestre de 2021. No período, a corrente de comércio do Brasil com o mundo foi de US$ 236,1 bilhões. Desse total, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 65% são de exportações para cinco grandes parceiros comerciais – China, União Europeia, Estados Unidos, Mercosul e Japão.
Juntos, eles totalizaram exportações de US$ 88,4 bilhões no primeiro semestre. O maior volume foi para a China, com US$ 47,2 bilhões, uma alta de 39% na comparação com o primeiro semestre de 2020. Em seguida vem a União Europeia, com US$ 17,8 bilhões (+26%); seguida por Estados Unidos, com US$ 13,3 bilhões (+10%); Mercosul, com US$ 7,9 bilhões (+46%); e Japão, com US$ 2,2 bilhões (+22%).
Quando considerados esses cinco principais parceiros juntos, a soma de 2021 teve alta de 31,8% em relação ao mesmo período de 2020, sendo o maior dos últimos 5 anos. Como as exportações totalizaram US$ 136,4 bilhões (+35,5%) e as importações somaram US$ 99,4 bilhões (+26,8%), o saldo comercial do semestre é de US$ 37,1 bilhões, o que representa um crescimento de 66,3%.
Diante do complexo cenário imposto pela pandemia de Covid-19, a CNI avalia que o Brasil precisa aproveitar o momento para aprofundar a integração com seus principais parceiros comerciais e, assim, garantir a volta do crescimento econômico sustentado, dos investimentos e do emprego. Para o superintendente de Desenvolvimento Industrial da Confederação, João Emilio Gonçalves, o crescimento no fluxo de comércio mundial é uma oportunidade para o Brasil priorizar e intensificar ações.
“Essa agenda inclui ações que vão desde a celebração de acordos comerciais, passando pela eliminação de barreiras impostas por essas economias às exportações brasileiras, até a realização de rodadas de negócios entre empresários desses países. Nosso objetivo é aproveitar essa janela de oportunidades no comércio mundial para dinamizar nossa relação com esses países e melhorar a qualidade da nossa pauta de exportações”, avalia.
No entendimento da Confederação, no entanto, essa pauta será mais bem-sucedida se andar em paralelo com uma agenda de reformas estruturais, como a tributária, e outras medidas de competitividade do comércio exterior. Entre as principais reformas de comércio exterior estão a conclusão da agenda de facilitação de comércio, iniciada em 2013 e cujos programas precisam ser finalizados, a remodelagem do sistema de financiamento e garantias às exportações, a reformulação da lei de preços de transferência, dos lucros das multinacionais no exterior e do modelo brasileiro de acordos para evitar dupla tributação.
Fonte: www.portaldaindustria.com.br/cni