NM2B: Renata Paula ressalta valor agregado como item de pricing
Marketing&Pricing: a importância desse alinhamento para o sucesso da estratégia nos negócios. Este foi o tema do painel que contou com a participação da diretora administrativo financeira da BSPAR Incorporações e presidente do Ibef Ceará, Renata Paula Santiago. Ele foi acompanhada na discussão, por Camila Coutinho, consultora de estratégia e marketing nexum; e Aderson Uchoa, CFO do Grupo Jereissatis Centros Comerciais (JCC).
O termo pricing diz respeito à uma espécie de estratégia de preços que é desenvolvida a partir da avaliação de um conjunto de informações, cálculos, pesquisas e insights, cujo objetivo é aproximar o valor das ofertas de uma empresa às exatas expectativas do seu consumidor. Nesse sentido, uma estratégia de preços leva em consideração atributos estratégicos da relação da companhia com o mercado, além da percepção do consumidor quanto àquilo que é oferecido.
Nessa linha, Renata abordou a estratégia de precificação da BSPAR Incorporações, cujos produtos tem como perfil um público de médio e alto padrão.O primeiro aspecto é que na BSPAR, essa definição obedece, segundo Renata, a um alinhamento das áreas de projetos, marketing e comercial e a presidência.
De acordo com Renata Paula, essas diversas visões levam em conta suas expertises, mas conversam entre si para identificar um ponto de equilíbrio que possa casar os custos com o valor ideal levando em conta principalmente também, o posicionamento da marca no mercado.
Ela exemplificou citando o BS Design, ressaltando que nesse espaço, é possível se fazer diversas atividades no mesmo lugar, poupando tempo, deslocamento e tudo aliado ao conforto e a estética que o prédio oferece. E isso, para Renata, não pode ser desconsiderado como componente do preço final.