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Desarmonização e harmonização facial: qual a diferença?
Em um curto intervalo de tempo, a busca por procedimentos estéticos minimamente invasivos cresceu de maneira exponencial. A forma acessível da possibilidade de criar novos contornos no rosto, de manter a juventude por mais tempo e a ampla divulgação desses procedimentos gerou um entusiasmo desproporcional e consequentemente a incidência de casos de complicações e insatisfações.
Recentemente acompanhamos o caso do ator e cantor Lucas Lucco, que após realizar um procedimento de harmonização facial ficou insatisfeito com o resultado final e decidiu reverter os procedimentos feitos. Embora nas mãos de profissionais experientes é possível ocorrer resultados adversos, contudo, há maneiras de evitar resultados imprevisíveis ou tratá-los apropriadamente.
Segundo a médica especialista em Estética, Jeovana Soares, a comunicação entre paciente e médico é essencial para evitar expectativas não alcançadas desde o primeiro contato. “É nessa conversa que entendo o desejo do paciente e de como podemos elaborar um planejamento adequado. Sugiro dois procedimentos para que ele possa começar, esperamos o resultado e só assim, após o paciente entender como ele se vê é que damos sequência ao planejamento, explica.
A médica também enfatiza a importância da relação de confiança entre paciente e médico, para pontuar fatores positivos e, em caso de alguma insatisfação, o paciente também deve se sentir confortável em sugerir alguma possível correção. Quando o caso de descontentamento ou uma possível reação adversa é comunicada ao profissional que fez o procedimento cabe a ele orientar possíveis caminhos e estratégias para uma solução segura e confortável.
Segundo o especialista Tércio Pessoa, cirurgião dentista, docente na área de harmonização facial e idealizador do curso “Diagnóstico integrado e manejo de complicações em harmonização facial”, há uma diferença entre os casos de insatisfação com o resultado e complicação após o procedimento. O paciente só consegue saber se gostou ou não, após cerca de 15 dias, diferente do que ocorre em casos de complicações por questões biológicas, onde o cuidado deve ser imediato.
Ele também orienta que os procedimentos devem ser feitos aos poucos, para caso o profissional não entenda o que o paciente quer, possam ser evitados mal entendidos quanto ao resultado e facilmente revertidos. No que se refere às reações, queixas e situações adversas fora do esperado e orientados no consultório, o paciente deve entrar em contato imediatamente com o profissional responsável pelo procedimento, pois assim é possível reverter.
Jeovana Soares e Tércio Pessoa são profissionais que compõem a Dip Clinic, uma equipe multidisciplinar com atuação focada em medicina, estética e Odontologia, localizada no 16º andar da Torre Sul do BS Design. Mais informações pelo endereço https://dipclinic.com/