Estímulo 2020 irá apoiar micro e pequenos negócios
Após o sucesso em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os três primeiros estados onde foi implantada, a iniciativa pioneira Estímulo 2020 ganha uma representação no Ceará, com a meta de arrecadar e oferecer R$ 10 milhões em crédito barato e facilitado para as micro e pequenas empresas do Estado cujos negócios foram afetados pela pandemia da Covid-19. Os recursos serão levantados em doações de empresas e pessoas físicas que unem esforços ao projeto para ajudar os pequenos negócios a atravessarem o período mais agudo da crise. Os detalhes do projeto serão apresentados à imprensa cearense em uma coletiva online a ser realizada na terça-feira, dia 25 de agosto, às 14h.
Idealizado pelo fundo de investimentos de impacto GK Ventures, de Eduardo Mufarej, o Estímulo 2020 chega ao Ceará pelas mãos da Somos Um, negócio de impacto social que vem desenvolvendo durante a pandemia uma série de ações solidárias de garantia de alimento nas casas de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa tem atuado também com projetos para a retomada da economia, com o apoio a informais, micro empreendedores individuais e pequenas empresas.
“Temos plena compreensão da importância dos micros e pequenos empreendedores para o nosso Ceará, que representam 98% do total de empresas do Estado, e acreditamos que é hora de nos darmos as mãos para apoiar essas pessoas cujos negócios são fundamentais para fazer a nossa economia girar. É um momento desafiador para todos, mas muito mais para eles. Assim, nossa ideia de trazer o Estímulo 2020 é a de minimizar os danos sociais e econômicos dessa crise sobre esses empreendedores”, explica a empresária Ticiana Rolim Queiroz, fundadora da Somos Um e liderança do Estímulo 2020 no Ceará.
“É gratificante ver a mobilização da sociedade cearense em prol dos pequenos negócios locais. Como primeiro relief fundbrasileiro, a ideia do Estímulo 2020 sempre foi justamente essa: unir todos aqueles que sabem que a força da nossa economia está nessas empresas, que geram empregos e renda para a população.”, afirma Eduardo Mufarej, fundador do Estímulo 2020.